Quem sou eu

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Enfrente o calor e continue correndo

Às vezes, nos dias mais quentes de verão, nos sentimos tentados a trocar a corrida por um banho ou uma parada na sorveteria. Sem culpas! Isso não se trata (apenas) de preguiça – é uma questão de autodefesa!

Quando a temperatura externa aumenta, nosso corpo não consegue dissipar o calor com tanta eficiência e assim, tendemos a nos tornar menos ativos. Mas seu desempenho não precisa sofrer por causa do aumento nos termômetros. Veja como manter o pique para seguir correndo no verão.
Quando saímos no frio, nosso cérebro manda os músculos se contraírem, o que gera calor para nos manter aquecidos. Quando está calor, acontece o oposto: o cérebro instrui os músculos a relaxarem para impedir que a temperatura corporal suba. Por isso você pode se sentir mais motivado a dar um tempo e não treinar — é o seu corpo tentando evitar o superaquecimento. Além disso, o processo de produzir suor para se resfriar desvia o sangue dos músculos, o que pode nos deixar molengas.


Por isso, faça seus treinos antes das 10h ou após as 18h e reponha os líquidos perdidos tomando bebidas isotônicas. Para se refrescar durante uma corrida, jogue água na cabeça, o que ajuda a reduzir sua temperatura interna.
As horas de luz adicionais durante o verão reduzem a produção de melatonina, hormônio que o faz sentir-se sonolento. Aliado ao calor, isso pode deixá-lo acordado até mais tarde e despertá-lo mais cedo. Mesmo que a falta de sono seja de apenas algumas horas, sua corrida normal pode parecer mais difícil. Perder horas de sono durante o verão pode ser problemático se você estiver treinando para uma meia-maratona em breve, pois o sono é importante para a recuperação muscular após corridas longas.
Corridas noturnas significam temperaturas mais baixas, mas não comece muito tarde. Seu cérebro será estimulado e seus batimentos cardíacos e temperatura corporal se elevarão por duas horas após a corrida. Para evitar os suores noturnos, que podem interromper o sono, a Fundação Nacional do Sono dos EUA recomenda o uso de um ar-condicionado ou ventilador para manter o quarto fresco. E use persianas black-out para bloquear o sol da manhã.

Perder apenas 2% de peso corporal por meio do suor e da desidratação já pode reduzir o desempenho na corrida em até 20% e em 60% em ambientes quentes. E o mais importante é que as doenças causadas pelo calor, como cãibras e exaustão, podem ter início quando a temperatura interna se eleva apenas alguns graus além do normal, o que geralmente está associado à desidratação ocasionada por perdas pelo suor.
Você pode determinar seu fluxo de suor: pese-se em uma balança antes e depois da corrida. Para cada meio quilo de peso perdido, tome meio litro de líquidos para se reidratar. Enquanto corre, beba água e alguma bebida isotônica, mas não beba mais do que a quantidade determinada por seu fluxo de suor.

FONTE: Runner´s Magazine


Nenhum comentário: