Quem sou eu

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Minha 1ª Convidada... Érica Tivelli

Eu confesso! Se é prá fazer mesmo confissões, eu confesso!

Confesso que acreditava que acompanhamento nutricional era coisa de atleta profissional apenas. E que de certa forma era um luxo.

Hoje, depois de 8 meses tendo mensalmente esse tipo de acompanhamento, minha opinião mudou! Parte da minha evolução vem de maior disciplina e qualidade na alimentação. Não diria que estou comendo mais nem menos... mas com certeza melhor.

Poder acompanhar mensalmente com a Érica, minha Nutricionista, meu ganho de massa magra x perda de gordura corporal, descobrir novas opções saudáveis e saborosas para meu cardápio, discutir qual a melhor combinação alimentar para antes e pós treinos e competições, a importância da ingestão de líquidos e gel, tem sido um estímulo importante para mim.

Por isso pedi à Érica que compartilhasse conosco algumas recomendações sobre alimentação e hidratação. A Érica é especializada em acompanhamento nutricional de atletas amadores e profissionais e a experiência dela tem agregado muito nos meus treinos.

Érica, muito obrigada pela seriedade e leveza com que conduz o trabalho comigo!

Agora o espaço é todo seu!


"É com imenso prazer que escrevo neste blog, entao inicialmente agradeço o convite à esta pessoa tão determinada que é a Rivânia.

Sou nutricionista e, na prática, vejo os beneficios que uma alimentação saudável e individualizada pode trazer ao praticante de atividade física e atleta, melhorando a imunidade, a performance, a recuperação em treinos e competições.
 
E então gostaria de dar algumas dicas de alimentação saudável:

- coma devagar, mastigando bem, prestando atenção em sua refeição;

- prefira alimentos naturais ao invés de optar por industrializados;

- modere na quantidade de sal que retem muito líquido e ainda aumenta a pressão arterial;

- hidrate-se bem, tome água durante todo o dia e não muita água apenas em um horário.
Durante o treino e no pós treino, a hidratação é fundamental. Dependendo da duração, intensidade e temperatura, a água pode ser suficiente ou não (neste caso será necessária uma bebida com eletrólitos para ajudar na hidratação).

- não treine em jejum pois seu desgaste será muito maior e seu rendimento pior;

- desenvolva sua rotina alimentar durante o periodo de treinamento, nao teste nenhum alimento na véspera ou no dia da competição;

- o consumo de antioxidantes é muito importante, seja em alimentos (como frutas, vegetais, castanha do para, entre outros...) e, por vezes, em suplementos pois eles neutralizam a ação deletéria dos radicais livres que são produzidos em maior quantidade durante o exercício devido ao maior consumo de oxigênio. Sendo assim consulte um nutricionista para fazer uma prescrição individual e personalizada.
 
Para ser um atleta, vários fatores sao importantes como treinamento, descanso, psicológico... e a alimentação tambem tem seu peso.

Portanto, saiba tirar proveito de um prazer tao gostoso que é comer e COMA BEM!"
 
Erica Cristina Tivelli Ferreira
Nutricionista
CRN3-7808

4 comentários:

Anônimo disse...

Voce ja ouviu falar que consumir leite ou outros laticinios, mesmo que em quantidades pequenas, antes do exercicio pode causar desconforto?
Bernardo

Rivania disse...

Be,
isso é verdade sim! Não se deve ingerir laticínios antes da atividade basicamente por 2 motivos:
1. por serem de digestão lenta, causam durante o treino, um certo refluxo gerando desconforto;
2. não são fonte imediata de energia como os carboidratos. Portanto, se ingeridos antes, vão "roubar" espaço dos carboidratos e, consequentemente, a energia disponível para o treino será menor.
Mas esses alimentos são de grande importância na dieta de praticantes de atividade física. O cuidado é não consumir ANTES de treinos.
As proteínas, constituídas pelos aminoácidos, são importantes para a recuperação de micro-lesões musculares ajudando na recuperação e reconstituição muscular. São encontradas nas carnes, feijão, leite e derivados. Deve-se priorizar o consumo de carnes magras e leites e derivados desnatados. Para quem se exercita diariamente, deveriam estar presentes em todas as refeições para que os aminoácidos estejam na corrente sanguínea e possam recuperar prontamente possíveis danos de tecido, causados pela atividade física.

Marcos Maumesso disse...

UAL Rivs, fico mais admirado não só com o conteúdo dos posts, mas como também a sua dedicação e maneira que está gerenciando este; pra variar né?! Uma ÓTIMA GESTORA! hehehe

Hoje fui me pesar e acredita, pra surpresa 3Kg was burned! Sei que é o começo de muitos, mas devo essa à vc, tomara que muitos vejam nas suas dicas, motivação e aquele empurrãozinho igual foi para mim. Agora pra fechar o círcuito, precisamos combinar um dia de irmos correr juntos!!! Vamos nos falando, pois eu tenho a sorte de ter você à 15m de mim! hehe

Beijão
E parabéns, novamente!

Rivania disse...

Marquito,
sua energia é contagiante! Sua força de vontade é um exemplo!
Obrigada pelo enorme incentivo e pela presença constante no meu blog! Pessoas como você são a maior razão de tudo isso que estou fazendo.
UAU, 3 kg a menos é a consequência da sua dedicação! Fora o prazer crescente que vejo estampado no seu rosto todo dia!
Siga firme, atleta!
Vamos combinar de correr eu, você, Paulinha e outros contagiados! Vou agitar isso!
Um beijo e obrigada VOCÊ!