Quem sou eu

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Na Velocidade do Som 2

Conheça os principais efeitos psicológicos e fisiológicos que a música exerce no treino

As notas musicais que entram pelos seus ouvidos quando você está correndo são capazes de provocar várias reações no seu corpo que beneficiam o desempenho. Descubra por que vale a pena correr ouvindo música...
- Você se desconecta da realidade

Sua noção de tempo fica distorcida (e por isso o treino parece passar mais rápido), você afasta pensamentos negativos do tipo "tenho treinado pouco" e fica mais confiante. Esses sintomas são chamados de "estado de flutuação" induzido pela música, que causa uma imersão na atividade física e pode levar os atletas a uma espécie de nível superior de consciência — no qual eles atingiriam seu potencial máximo.
- Você entra no ritmo

A música melhora a eficiência e promove maior resistência física graças à sincronização dos movimentos com a batida. Os seres humanos têm uma tendência natural de coordenar seus movimentos ao ritmo de uma música. Karageorghis descobriu que indivíduos que pedalaram em sincronia com a música precisaram de 7% menos oxigênio do que aqueles que só ouviram uma música ambiente.
- Você vai mais longe

Em exercícios de baixa intensidade, a música pode inibir a sensação de cansaço, tornando o treino mais prazeroso. Esse “desligamento”, chamado de dissociação, reduz em 10% a percepção de esforço durante uma corrida na esteira realizada em uma intensidade de até 75% da frequência cardíaca máxima (FCM).
- Você fica de bom humor

A música aumenta o vigor, a sensação de felicidade e o ânimo, enquanto reduz emoções como tensão, depressão, raiva e cansaço.
- Você controla os efeitos

A música oferece uma injeção de ânimo ou de relaxamento, dependendo das suas necessidades, funcionando como uma espécie de "doping legal", que pode ser injetado quando você aperta o "play". Por isso, é considerada um estimulante ou sedativo natural. A música pode acalmar os nervos e reduzir a ansiedade pré-prova.
- A música faz você viajar

Ao correr ouvindo uma música que te faça lembrar de alguma situação ou sentimento (seja força, superação, prazer, saudade), você naturalmente traz essas emoções para aquele momento. E então a música vira o gatilho para reviver aquela emoção.

Nenhum comentário: